Publishing projects

Ana Pérez-Quiroga, ¡NO PASARÁN!, 2020
¡NO PASARÁN!

Platão para explicar a função do Estado, compara metaforicamente o equilíbrio social a uma tecelagem (1). Os fios da teia (Estado) e da trama (cidadãos), têm de ser de diferentes qualidades para se poderem constituir enquanto tecido social diverso mas uno.

¡NO PASARÁN! é uma trincheira, constituída por 30 sacos de serapilheira, tendo cada um deles um slogan político pintado. O número 30, o material de que os sacos são feitos e os slogans políticos escolhidos, são determinantes para o conceito desta peça. ¡NO PASARÁN! foi concebida para ser adquirida por 30 pessoas, sendo que cada uma delas fica responsável por uma das partes desta trincheira.

Uma breve explicação: começo pelo 30, um número que elegi para contar acontecimentos memoráveis do meu quotidiano e que me acompanha desde 2008; a serapilheira de juta, enquanto material têxtil de fibras grossas e ásperas, serve para exibir melhor os fios; os slogans políticos que seleccionei, são afirmações que me inspiram e incentivam e todas são depositárias de uma memória histórica que devemos honrar.

Volto à metáfora da tecelagem: o que dá densidade ao tecido é a união entre os fios, da mesma forma que o que confere uma dimensão maior à peça, é o fato das 30 pessoas juntas (cada uma com o seu saco e o seu slogan), ficarem detentoras de uma parte que dá sentido ao todo. A afirmação política torna-as coniventes entre si, ao partilharem estas afirmações, constroem uma tessitura que nos implica a todos. Juntas numa trincheira militante contra o totalitarismo, o populismo e o esquecimento.

A soma das partes torna ¡NO PASARÁN! maior.


Nota:
‘A cada uma o seu saco’, i.e., cada pessoa pode comprar apenas um saco.
Quando todos os sacos/frases forem adquiridos, será publicado um livro.


APQ, Lisboa, 8 novembrode 2020




(1) Plato (1980) “The Collected Dialogues, including the Letters”, ed. by Edith Hamilton and Hunting Cairns. Princeton NJ: 2
Princeton University Press, Bollingen Series LXXI, p.1320. See, https://books.google.pt/, acedida a 8 de novembro de 2020.



30 sacos de serapilheira cheios com granulado de cortiça; slogans políticos; stencil pintados com tinta
vermelha; etiquetas APQ Fabric cosidas em cada saco. 15x70x45cm saco; 100x220x70cm peça

This site uses cookies to save definitions of background color and default language. Using this site and/or closing this warning, you agree with this use of cookies.