leafleats/ information sheets

Ana Pérez-Quiroga, Concerto - algo tem que mudar para que tudo fique na mesma, 2009
Herdade do Freixo do Meio – 25 de Abril de 2009 – Foros de Vale Figueira

Concerto - algo tem que mudar para que tudo fique na mesma
João Bento e Ana Pérez-Quiroga

Instalação performativa
Ficha técnica: 500 chocalhos de diversos tamanhos, 4 estruturas metálicas, amplificador, microfones.
Dimensões variáveis

O princípio de que tudo pode ser roubado ao quotidiano e introduzido no universo artístico, levou a apropriar-me de uma situação durante uma visita à Herdade do Freixo do Meio, no Alentejo. Num dos casarios, suspensos do vigamento do telhado e pendurados em varas de madeira encontrei cerca de 500 chocalhos.

Estes objectos, suspensos e dispostos em quadrado, criaram de imediato uma forte necessidade de serem tocados, tanto plasticamente como musicalmente. Assim, convidei o músico João Bento para em conjunto construirmos uma instalação performativa.

O título desta obra é retirado do romance Il gattopardo (O Leopardo), de Tomasi di Lampedusa, que retrata a decadência da aristocracia siciliana durante o Risorgimento (séc. XIX).
No diálogo entre  o jovem Tancredo e o príncipe de Salina Falconi, encontra-se a célebre frase - se queremos que tudo fique como está, é preciso que tudo mude.

A peça sonora que se vai ouvir é uma construção musical criada com a memória da canção final do filme, Scenes From the Class Struggle in Portugal (1977), de Robert Kramer.


Contactos
Ana Pérez-Quiroga – anaperezquiroga@gmail.com
Galeria 3 1 Arte contemporânea - http://www.3m1arte.com/
João Bento - brancobento@yahoo.com
http://www.myspace.com/bento17
This site uses cookies to save definitions of background color and default language. Using this site and/or closing this warning, you agree with this use of cookies.