leafleats/ information sheets

Ana Pérez-Quiroga, A quase falha da memória, 2009
Shanghai, 3 Julho 2008 – 9.30pm

Comprei um cartão de memória Kingston – SD de 2GB para a minha máquina fotográfica digital, no grande media market - Fenshine Taobao City, no nº 580 da Nanjing Xi Road, entre a Chengdu Road e a TV Station.
Custou-me 44¥ (yuans) - 4.4€.

Como em qualquer comércio na China, é necessário negociar, os preços são variáveis e a concorrência é feroz. Os vendedores têm as suas bancas lado a lado e dificilmente se entende que, sendo produtos idênticos, os preços sejam tão diferentes, mas é o que acontece.
Depois de percorrer diversos pisos com infinitos corredores, finalmente encontrei os produtos que procurava a um preço muito barato. O vendedor era amável e disponibilizou-se para me entender. Eu queria uns earphones para o meu iphone que fossem originais (ou no mínimo bem feitos), uma mini pen drive sony e um memory card.

Só passados alguns dias, e quando transferia as imagens do memory card para o computador, é que percebi que algo estava errado.
Algumas das fotografias que tinha tirado apresentavam faixas paralelas de cor, umas tinham sobreposições, e outras apresentavam áreas pixeladas.

O que me aparecia como resultado era tão extraordinário, que me surpreendeu.

No dia seguinte, dirigi-me ao vendedor para comprar um novo cartão de memória. Levei a minha máquina fotográfica e mostrei-lhe as imagens que estavam no cartão que me tinha vendido. Ficou muito espantado, deu-me um novo cartão e disse-me que o trocava pelo outro, estragado. Eu disse-lhe logo que não! que queria ficar com ele, para recordação.

Fez-me um super desconto no novo cartão.

Depois de pagar, experimentei-o fazendo umas fotos do local, mas desta vez nada de anormal aconteceu! Este novo cartão de memória não tinha um Bug[1] de brinde.


[1] Bug é um erro no funcionamento comum de um software, também chamado de falha na lógica programacional de um programa de computador, e pode causar discrepâncias no objectivo, ou impossibilidade de realização, de uma acção na utilização de um programa de computador.
Wikipedia, Bug. [On line] 7 Julho 2008. URL http://pt.wikipedia.org/wiki/Bug.
This site uses cookies to save definitions of background color and default language. Using this site and/or closing this warning, you agree with this use of cookies.