Press

Museu da Farmácia, Museu da Farmácia acolhe a última reunião do Ciclo de Conversas Sobre Sexualidade, 2019


"Na próxima quinta-feira, dia 7 de Novembro, pelas 19h00 horas, ocorre a última conversa do ciclo “Conversas Sobre Sexualidade” no Museu da Farmácia. O mote para esta iniciativa partiu sempre de uma peça do Museu e o exemplar escolhido para encerrar este ciclo é o antropomórfico híbrido, um amuleto com pêlo de animal na cabeça, criado para proteger a comunidade dos problemas do quotidiano. É característica da construção sociocultural de cariz aterrador “mankishi” da cultura Songe (Congo).

Ao longo da história da Humanidade, a necessidade de protecção do grupo, ou tão simplesmente do indivíduo, levou à incorporação de um intrincado sistema relacional de entidades naturais e espirituais. Estas serviriam para a realização de magia benigna com vista a resolver uma variedade de problemas, tais como encorajar a procriação, proteger contra a doença, contra a feitiçaria, a magia negra, a guerra e ainda preservar as pretensões territoriais de cada tribo.

Consoante as culturas, essas entidades ganhavam uma tridimensionalidade e uma variedade de identidades de género, que espelhavam a relação de poder existente nessas sociedades “ancestrais”.

Nesta última conversa do Ciclo de Conversas Sobre Sexualidade, participam Ana Paula Assunção, museóloga e historiadora, Ana Pérez-Quiroga, artista plástica, Emília Ferreira, Directora do Museu Nacional de Arte Contemporânea, Miguel Bonneville, artista multimédia, e Patrícia Pascoal, psicóloga clínica, psicoterapeuta, terapeuta sexual e presidente da SPSC - Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.

O Ciclo de Conversas sobre Sexualidade é uma iniciativa coordenada pelo Director do Museu da Farmácia, João Neto, e conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e da World Association for Sexual Health .

No próximo ano, o Museu da Farmácia irá promover um novo ciclo de conversas com uma outra temática."

in News Farma
This site uses cookies to save definitions of background color and default language. Using this site and/or closing this warning, you agree with this use of cookies.