reviews/ essays

Ana Pérez-Quiroga, Bica #1 Todos a Belém - Um passeio pela zona oeste, 2018
"Auto-retrato da artista enquanto parte da sociedade

Todos a Belém
Um passeio pela zona oeste

Cordoaria Nacional – Um edifício emblemático pela sua extensa fachada de 400m. Desde 1779 até 1998 este edifício fabricou cabos, velas e bandeiras para os navios portugueses. Hoje o Torreão nascente e a longa galeria tornar-se um dos locais para usufruir exposições de arte e antiguidades.

Museu dos Coches – Com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha em consórcio com os ateliês de arquitetura de Bak Gordon e Nuno Sampaio, foi inaugurado em 2015. Reúne um coleção única de viaturas desde o séc. XIV ao XIX.

Praça do Império e Mosteiro dos Jerónimos – A praça e seus jardins foram construído para a Exposição do Mundo Português em 1940, o Mosteiro dos Jerónimos, com projeto dos arquitetos Diogo de Boitaca, João de Castilho, Diogo de Torralva e Jerónimo de Ruão, do início do séc. XVI, no reinado de D. Manuel I, é um dos ícones da arquitetura Manuelina.

Planetário Gulbenkian – Com projeto do arquiteto Frederico George, foi inaugurado em 1965, fazendo parte dos espaços vocacionados para o entendimento dos cosmos.

CCB – Centro Cultural de Belém – Com projeto dos arquitetos Vittorio Gregotti e Manuel Salgado inaugurado em 1993, este centro cultural polivalente e o Museu Berardo são um dos polos culturais da cidade.

Torre de Belém – Com projeto do arquiteto Francisco de Arruda, em estilo Manuelino, ficou concluída em 1519 no reinado de D. Manuel I. Esta torre, serviu a defesa do estuário do Tejo até a ocupação Filipina.

Museu da Arte Popular – Projeto dos arquitetos Veloso Reis Camelo e João Simões e posteriormente Jorge Segurado, construído para a Exposição do Mundo Português, como espaço da Vida Popular, transformou-se em 1948 em Museu de Etnologia. Encontra-se hoje encerrado à espera de um final feliz.

Espaço Espelho d´Água – Projeto do arquiteto António Lino, construído para a Exposição do Mundo Português, como espaço de Diversões Náuticas e simultaneamente Restaurante Espelho d´Água. Ao longo da sua vida foi sendo ocupado por diversos restaurantes. Em 2014, Mário Almeida, depois de obras profundas, reabre o EEA transformando-o num espaço que conjuga a restauração com atividades artísticas.

Padrão dos Descobrimentos – Projeto de Cottinelli Telmo, e esculturas de Leopoldo de Almeida, erigido em 1940 para a Exposição do Mundo Português em materiais perecíveis, foi em 1960 reconstruído em pedra de lioz e betão.

Estação Fluvial de Belém – Construída em 1936, num estilo Estado Novo, esta estação permite a travessia do Tejo entre Lisboa/Porto Brandão e Lisboa/Trafaria. Vale a viagem, Lisboa vista do Tejo é deslumbrante.

MAAT – Central Tejo – Exemplo paradigmático de arquitetura industrial do início do séc. XX. conjuga o núcleo expositivo da Eletricidade com espaços vocacionados para a arte contemporânea.

MAAT – Edifício Novo – Projeto da arquiteta Amanda Levete, inaugurado em 2016, espaço destinado a exposições de arte contemporânea."
This site uses cookies to save definitions of background color and default language. Using this site and/or closing this warning, you agree with this use of cookies.